Você já se deparou com os termos “Grupo A” ou “Grupo B” na sua conta de luz e ficou curioso para saber o que isso significa?
Esses termos podem parecer confusos à primeira vista, mas são importantes para entender como a energia chega até você e como o seu consumo é cobrado.
Vamos explorar o que são esses grupos, as principais diferenças entre eles e como isso pode afetar sua conta de energia.
O que são grupos tarifários de energia
Grupos tarifários de energia são classificações utilizadas para definir como será cobrada a conta de luz, de acordo com o tipo de consumo de cada cliente.
Atualmente existem dois grandes grupos: os clientes de alta e média tensão (Grupo A) e os clientes de baixa tensão (Grupo B), cada um com suas características e condições específicas.
Grupo A
Consumidores que são atendidos em alta ou média tensão, ou seja, acima de 2,3 kV. Esse grupo geralmente inclui grandes indústrias, shoppings, hospitais, grandes comércios e outras grandes empresas que necessitam de uma quantidade significativa de energia.
De forma geral, contas de energia com gasto mensal de R$10 mil por mês, se enquadram nessa modalidade.
As principais características do grupo A são:
- Demanda contratada: os consumidores do grupo A precisam contratar uma demanda de energia, que é a quantidade máxima de energia que o consumidor se compromete a utilizar da rede da concessionária local.
- Mercado livre de energia: uma das vantagens do grupo A é a possibilidade de migrar para o mercado livre de energia, onde podem escolher seu fornecedor e negociar melhores preços e condições.
- Tarifa horo sazonal: os consumidores do grupo A têm a opção de escolher entre duas modalidades de tarifa: azul e verde, dentro da tarifa horo sazonal. A escolha da modalidade deve ser bem planejada, pois, dependendo do perfil de consumo, podem acabar pagando mais caro do que o necessário.
- Horário de pico: os consumidores do Grupo A também possuem diferentes tarifas ao longo do dia, que são divididos em horário de ponta e horário fora de ponta. O horário de ponta é o período em que o sistema elétrico é mais demandado, e por isso sua tarifa é mais alta (tipicamente entre 17:30 às 20:30).
Grupo B
Consumidores de energia que são atendidos em baixa tensão, ou seja, abaixo de 2,3 kV. Este grupo inclui a maioria das residências, pequenos comércios, serviços, pequenas indústrias e propriedades rurais.
As principais características do grupo B são:
- Sem demanda contratada: consumidores do grupo B não precisam contratar uma demanda específica de energia, pois eles pagam apenas pelo consumo de energia (em kwh).
- Sem migração para o mercado livre: atualmente, os consumidores do grupo B não podem migrar para o mercado livre de energia ou escolher seu fornecedor (por enquanto!).
- Tarifas de energia: embora a maioria dos consumidores do grupo B utilize a tarifa convencional, alguns podem ter acesso a tarifas específicas, como a tarifa social, que oferece descontos para famílias de baixa renda, ou a tarifa branca que oferece um sistema de tarifação com diferenciação horária.
Grupo B optante
Consumidores atendidos em média tensão, ou seja, Grupo A, mas que possuem características que permitem que sejam faturados com a tarifa do Grupo B, normalmente destinada a consumidores de baixa tensão, sem contrato de demanda junto à distribuidora de energia.
As principais características do grupo B optante são:
- Volume de energia: o volume de energia consumido pode se ajustar às condições típicas de consumidores de baixa tensão, não exigindo a complexidade de um contrato de alta tensão típico do grupo A.
- Localização e atividade: unidade consumidora localizada em área de veraneio ou turismo com exploração de serviços de hotelaria ou pousada, independentemente da potência dos transformadores.
- Atividades específicas: instalações permanentes para atividades esportivas ou parques de exposições agropecuárias, se a carga dos refletores para iluminação for igual ou superior a 2/3 da carga total instalada.
- Mercado livre de energia: é possível fazer a portabilidade, saindo do mercado cativo para ter a opção de escolher seus fornecedores de energia no mercado livre, o que pode oferecer condições mais vantajosas.
Como identificar a sua categoria de consumo de energia
A informação sobre o seu grupo tarifário geralmente está detalhada na sua conta de energia elétrica. Procure por termos como “grupo tarifário”, “classe de consumo” ou “tarifa” na fatura. Aqui neste vídeo ensinamos onde você pode encontrar essa informação na sua conta.
Se você não encontrar esses dados, entre em contato diretamente com a sua concessionária de energia elétrica. Eles podem fornecer detalhes sobre o seu grupo tarifário e esclarecer qualquer dúvida que você tenha.
Ou ainda, ou você pode enviar sua conta de luz para contato@voltera.com.br, pois nossa equipe está sempre pronta para te ajudar.